video preview e podcast preview

Fonte das Almas #1
Nosso cast mais recente  ▼
 



sábado, 9 de abril de 2016

X-Men Mutant Apocalypse - Gambit, guitar cover + opinião

E aí, galera? Belê? Hoje estou trazendo um som de um dos games de Super Nintendo mais aclamados, lançados pela Capcom. Um Beat'em Up mais lateral, que puxa um pouco mais para o estilo plataforma e conta com ninguém mais, ninguém menos do que os X-Men!

Nessa década de 90, tudo o que a Capcom colocou a mão virou ouro. Esta, sem dúvida é uma das minhas empresas favoritas quando o assunto são diversos games clássicos, mas o lance não é só a empresa em si... O compositor desse game, Setsuo Yamamoto, simplesmente utilizou da melhor forma possível os samples do SNES, produzindo uma trilha sonora magnífica, bem viva, bem dinâmica e bem Rock'n Roll.

O cara aproveitou de tudo um pouco, e o game possui trilhas que combinam perfeitamente com seu ambiente em diversas variações. A ambientação do game é perfeita ao unir o trabalho excelente do compositor com aquela pixel art impecável da Capcom e seus incríveis artistas gráficos. A verdade é que a Capcom, até hoje, nunca me decepcionou em nenhuma das áreas artísticas de seus games.


Bom, vamos falar então do tema. Pra começar, quero dizer que, na minha opinião, a grande maioria das músicas desse game valem a pena ser tocadas em uma versão. No entanto, algumas delas requerem um estudo árduo para executar, como o tema do Cyclops (a parte rápida) por exemplo, e outras estão mais acessíveis e podem ser tocadas de imediato.

Na época da gravação desse tema, como eu já estava naquela vibe de partir pra São Paulo, não estava escolhendo nenhuma música que me desse muito trabalho em malhar mecânica na guitarra, pois eu não estava dispondo de muito tempo. Não me lembro se estava jogando esse game na época, mas sei que me deu uma grande vontade de gravar o tema do Gambit.


Essa música já estava cogitada desde a inauguração do meu canal do YouTube, acreditam? Só que não sei porque cargas d'água eu não gravei. Bom, no fim das contas acaba até sendo uma vantagem, já que hoje em dia estou com um equipamento que é muito melhor para gravações, e mesmo não dispondo de algo profissional, a diferença dos meus primeiros vídeos para os de hoje é gritante.

O tema do Gambit é um Rock bem bacana, tem um ritmo marcante e bem presente, e uma linha melódica de teclado bem interessante. Não lembro quanto tempo levei para escrevê-la no programa que trabalho, mas fiz questão de colocar tudo nos mínimos detalhes o mais próximo que pude, afinal, uma coisa que não dispenso muito nos covers é a fidelidade.

Mas é isso, galera. Sem mais delongas, deixo o vídeo para que vocês possam conferir o resultado de toda essa brincadeira. Grande abraço e até o próximo post!


Obs.: Pra você que não conhece a trilha original do game em questão, vou deixar dois links abaixo. Um é o da música tocada acima, e o outro é o tema composto para os chefes (bosses), que é a minha música favorita desse game. A linha de baixo dela é nervosa e ainda possui uns arpejinhos de guitarra. Para acessar, basta clicar no nome da música.

X-Men Mutant Apocalypse - Gambit Theme
X-Men Mutant Apocalypse - Boss