video preview e podcast preview

Fonte das Almas #1
Nosso cast mais recente  ▼
 



sexta-feira, 6 de junho de 2014

[retrospectiva] GuitarDreamer e seus harmônicos...

(Postado originalmente 13 de maio de 2011 no DreamSpace)

E aê galera! a quanto tempo hein...

Resolvi ressuscitar o blog e colocar diversas informações nele. Meu amigo Jr tem me incentivado a fazer postagens ha um bom tempo e finalmente me veio algo em mente. Faço covers de músicas de games na guitarra há algum tempo e uma coisa que era indispensável seria falar sobre algo que eu sempre uso em praticamente todas as minhas versões...



Muita gente já me perguntou: "como você faz esses gritos com a guitarra?"
Esses gritos são os harmônicos artificiais, eles são feitos com um ligeiro esbarrar do polegar na corda logo após a palhetada, mas é quase como se fosse simultâneo. O segredo é esbarrar o polegar, mas tirando-o logo em seguida, tudo numa fração de segundo, senão o dedo pode fazer a corda parar de vibrar e a nota morrer. O vídeo mostra detalhadamente como o som é produzido.


Em relação a aplicabilidade, a melhor opção pra se usar os harmônicos artificiais ficam a gosto do guitarrista, mas geralmente quando a música é muito calma, nem sempre vai combinar. Eu é que tenho vício nisso e costumo usar sempre, em qualquer música hehe.

Porque se chamam harmônicos artificiais? Porque são feitos com a mão direita, atravéz da técnica mencionada anteriormente. Já quando são produzidos pela mão esquerda, com as cordas soltas (não pressionadas em nenhum traste) são harmônicos naturais. Além do vídeo, deixo uma foto mostrando com precisão a posição dos dedos em relação à palheta para que você possa de maneira correta palhetar e esbarrar o polegar na corda, produzindo então o harmônico artificial.



* A primeira imagem mostra como é posicionada a palheta pra se tocar normalmente
* A segunda imagem mostra como é posicionada a palheta para o favorecimento do esbarrão do polegar na corda logo após a palhetada. Não se esqueça da importância de se afastar o dedo da corda logo em seguida, ou então o som da nota morrerá ou terá menor duração.

Espero que renda bons treinos e que você saia fazendo harmônicos em todas as músicas igual um maluco rsrs. Valeu!