video preview e podcast preview

Fonte das Almas #1
Nosso cast mais recente  ▼
 



sábado, 7 de junho de 2014

VGM Análise #1 - Castlevania Bloodlines (Mega Drive)

(Postado originalmente dia 2 de junho de 2011 no DreamSpace)

Fala pessoal! É com muito prazer que inauguro a seção VGM Análise com um excelente jogo de Mega Drive, espero que curtam.


Compositora: Michiru Yamane


Sinopse:
Em Castlevania Bloodlines você controla John morris ou Eric Lecarde. Sua missão é destruir Elizabeth Bartley e impedir que ela execute os planos de ressuscitar Dracula a qualquer custo. Um clássico da série onde a Konami não faz feio e faz juz ao nome que tem hoje.


Game - Opinião pessoal:
Jogo extremamente divertido e de boa jogabilidade, vale a pena jogá-lo. Seus controles possuem boa fluência e é fácil controlar o personagem. O game é simples, com poucos comandos, porém um pouco difícil, requer treino pra se chegar longe.


Músicas - Idéia geral:
Sua trilha sonora varia entre o erudito, ritmos dançantes, suspense, gótico e, é claro, um pouco de rock.


The Beating in Darkness
Música da tela de título. Não é muito chamativa, mas possui uma atmosfera sombria.


A Vision of Dark Secrets
Música da abertura do game, rola quando a estória (sim, estória com E = fictícia). Não é uma música chamativa por causa dos instrumentos usados no Mega Drive, mas estou certo de que com os instrumentos certos pode ter maior destaque.


Bonds of Brave Men
O bonde "dos cara" macho! Rsrs zueira. Essa música toca na seleção de personagem, você tem duas opções: John Morris ou Eric Lecarde, ambos querem chutar o rabo do Conde. Eu particularmente não achei essa música interessante no Mega Drive, mas talvez ela remixada chame mais atenção.


Arduous Journey
Música da tela de mapa, exibe o local onde será feita a carnificina atual [risos]. Boa composição, casou bem com sua respectiva tela, ela realmente inspira um palco de desafio.


Reincarnated Soul, Part 1 (Introduction)
Música bem evil, seu teor macabro lembra filmes de terror ou até mesmo os games da série Splatterhouse. Possui boa atmosfera em relação ao game, ficaria bem legal em instrumentos reais.


Reincarnated Soul, Part 2 (Stage 1)
Música da primeira fase. Um dos marcos, não só do Castlevania Bloodlines, como todos os outros jogos da série Castlevania. Ela é animada, bota o jogador pra cima. Como toda música de primeira fase, foi uma boa opção. Com bateria bem ritmada, bumbo bem usado, linha instrumental bem composta e com progressões dentro da linha erudita, receita que deixa a sua marca "Castlevanesca" estampada na música. É uma que sinceramente merecia mais versões. Cá entre nós... A Vampire Killer e a The Beginning poderiam abrir um espacinho pra outras obras excelentes como essa.


Nothing to Lose
Música usada entre as escadarias e o antigo Hall do Dracula. A música aparentemente era pra ser de suspense, mas seu andamento rápido anula um pouco essa idéia.


The Sinking Old Sanctuary
Excelente composição! Música animada, porém profunda. Tocada no cenário da Atlântida, um cenário que sempre nos perguntamos como seria em 3D, uma fase que aguça nossa curiosidade e espírito de aventura. É uma música que realmente nos faz viajar. Existem versões remixadas com ela em um andamento mais lento, o que faz com que possamos perceber o poder abstrato extra que ela poderia ter no Mega Drive.


The Discolored Wall
Música da terceira fase, Itália. A música não possui nenhum "clima italiano", mesmo porque talvez ficasse animada demais se o fizessem, imagine [risos]. Não é funiculi funicula, e sim praticamente uma música de filme de terror, estranha, porém interessante. Boa opção pro clima de suspense, porém é um pouco mais agitada do que o clima que propõe.


Iron Blue Intention
Música da quarta fase, Alemanha. Música animada, que devolve o clima de ação ao jogo. Porém mesmo sendo animada, possui uma melodia um pouco mais séria, mas não muito. Música interessante, mais um bom trabalho.


The Prayer of a Tragic Queen
Música da quinta fase, Palácio de Versailles, na França. Uma das músicas mais lindas da série. Excelente composição! ela com certeza deveria ser reaproveitada em outro Castlevania. Totalmente erudita, totalmente perfeita! Sem contar que o tipo de música combina perfeitamente com a fase, já que o cenário se passa em um antigo Castelo "abandonado" e seus arredores. Ouví-la já é bom no timbre do YM2612 (chip Yamaha de som do Mega Drive), imagine em instrumentos reais... Imperdível!


Calling From Heaven
Adaptação de uma música do guitarrista Yngwie J. Malmsteen, obviamente estamos falando de algo erudito [risos]. foi acrescentado ânimo à versão original, então acabou resultando na música dessa fase. Uns preferem o andamento da versão original, que deixa a música mais down. Outros preferem ela mais animada por se tratar da última fase de um jogo. E você?


Death
Música do evento de perder vidas no game. Eu particularmente não gostei desse jingle.


Pressure
Música usada no evento de invencibilidade no game. A música passa uma idéia de correria, pressa, urgência. Sabemos que toda invencibilidade nos faz sair correndo como loucos, então deve esse realmente ter sido o propósito em sua composição. Se fosse pra expressar indestrutibilidade, talvez o som usado seria diferente.


Messenger From Devil
Música dos MiniBosses. São chefes intermediários que estão no meio do caminho. Essa é outra excelente obra. atmosfera totalmente macabra. Arrisco a dizer que essa música traz um clima mais sinistro do que a do próprio chefe da fase.


The Six Servants of the Devil
Música dos chefes. Trazem um clima de perigo, de decisão, algo que no abstrato foi uma boa opção.
Vários Castlevanias trazem essa fórmula pra músicas de chefes. Aliás, não só Castlevania como muitos outros games. Boa música, ficaria legal em instrumentos reais.


Stage Clear
Ótimo Jingle! Nos três primeiros segundos você tem uma referência ao erudito e logo após ainda conseguiram estampar o clima abtrato de "vitória" no ar. Muito bom.


The Vampire's Stomach
Música usada na batalha contra o mestre final, leia-se Drácula (aquele filha da pu...).
Também com clima de perigo, porém mais animada que a música dos chefes normais. creio que a idéia principal era passar o clima de "urgência" no ar, então não pretendendo obter uma música tão sombria. Essa música até tem seu clima de suspense, mas não tanto quanto na música dos chefes comuns.


All Clear
Ótimo jingle! Excelente, música que expõe uma idéia totalmente conslusiva, ou quase... Não fosse a falta da tônica pra resolver o jingle como a música "Stage Clear".


Mysterious Curse
Música da tela de password. Mais uma excelente composição! Essa música fica escondidinha no cantinho dela, mas é uma das melhores do game. Uma referência, um exemplo de música com clima de suspense. Combina perfeitamente com o cenário de fundo desta tela, uma sala escura e vazia.


Together Forever
Música do final. Não é uma música animada, mas cabe em seu contexto, porque é exatamente o que foi preciso pra compor o clima de explicação do desfecho da estória.


Requiem for the Nameless victims
Música dos créditos de encerramento. Uma balada legal. Com aquela conhecida progressão padrão das músicas de Castlevania. Não é uma música triiiste, mas creio que pode sim ser chamada de Requiem.


Beginning (Classic Tune 1)
Remix da música Beginning, originária do Castlevania 3: Dracula's Curse (NES). Um remix com uma boa linha de bateria, porém no meu ponto de vista ficaria melhor outro instrumento na linha melódica principal, pois usaram um som que ficou meio "bonitinho" demais. Outros timbres de som do Mega ficariam melhores.


Bloody Tears (Classic Tune 2)
Remix da música Bloody Tears, originária do Castlevania 2: Simon's Quest (NES). Outro remix bem trabalhado na bateria, porém com o mesmo problema do anterior em relação à escolha do instrumento da sua melodia principal.


Vampire Killer (Classic Tune 3)
Remix da música Vampire Killer, originária do Castlevania 1 (NES). Na minha opinião essa já ficou um pouco melhor do que as outras. Boa linha de bateria e boa variedade de instrumentos.


Theme of Simon (Classic Tune 4)
Remix da música Simon's Theme, originária do Super Castlevania IV (SNES). Esse foi o melhor dos remixes do Castlevania Bloodlines, boa escolha de instrumentos e pequenas variações interessantes.


After The Good Fight
Música da tela de Game Over. Bom Jingle. Curto e conclusivo, tendo seus órgãos que mantém a atmosfera dentro do clima de Castlevania.


Notas finais:


Jogo:
Muito bom! É viciante e podemos jogar por horas, o que é necessário, pois tem uma dificuldade notável.

Música:
Excelente! Fica na memória e é inesquecível. Ajuda a manter o pique fase após fase até o final.

Conclusão:
Pode jogar e com o volume bem alto, é um jogo muito bem produzido. Não sei quais são as capacidades do Mega Drive, mas mesmo que não tenham usado elas ao máximo, ainda assim é um excelente game.



Gostou das músicas? Ouça-as em melhor qualidade através de uma versão do Winamp especialmente personalizada para VGMusic. Saiba mais aqui, leia o final da descrição.

Músicas: Castlevania Bloodlines (formato VGM)

...e pra quem quiser saber mais à risca como é o game, eis uma palhinha:


Valeu! Até a próxima VGM Análise, galera! Um abraço!

GuitarDreamer