video preview e podcast preview

Fonte das Almas #1
Nosso cast mais recente  ▼
 



sexta-feira, 5 de maio de 2017

Palestra Toshihiro Egashira - Bastidores dos Heróis Japoneses na TV Brasileira

A quanto tempo galera, aqui é o Mamoru Yamane e trago aqui uma informação quente e bem interessante que fez parte na infância de muitos brasileiros dos anos 80 e 90.

O Tokusatsu é uma série Live Action japonesa com diversos títulos envolvendo temáticas aventureiras e batalhas épicas contra forças malignas. E nos anos 80 quando um jovem empreendedor trouxe aqui títulos em VHS destas séries, precisamente Toshihiro Egashira, que era dono de uma videolocadora localizada na Liberdade, trouxe um item bem peculiar: programas gravados da TV Japonesa. Lá o que fazia um tremendo sucesso era os Tokusatsus que as crianças japonesas e brasileira daquela época curtiam sem se preocuparem se o conteúdo era legendado ou não.

Ao perceber isso, Toshihiro decidiu licenciar estas fitas oficialmente no Brasil. Para tanto ele foi ao Japão e adquiriu junto à Toei Company os títulos mais recentes da época.

Para efetivar este processo, fundou a Everest Vídeo, distribuidora que ficou famosa por essas atrações japonesas para o Brasil. Porém o que parecia um sucesso certo, se tornou um grande prejuízo, pois as fitas não tinham um bom retorno na chegada direta em home vídeo. Por isso teve a ideia de licenciar para a televisão.

As negociações para esta façanha foram complicadas. A Everest Vídeo ofereceu estes programas para várias emissoras, mas não houve sucesso, porém um empresário percebeu o potencial comercial e Beto Carreiro decidiu ajuda-lo nas negociações, permitindo assim a Rede Manchete realizasse um acorde de exibição de Changeman e Jaspion em 1988.

O sucesso foi imediato após a estreia no Programa Clube da Criança, na época apresentado por Angélica, as duas séries se tornaram as maiores audiências da Manchete e se tornaram grandes referencias de heróis dos anos 80 aqui no Brasil.

Com isso a emissora decidiu investir em outros programas como Flashman, Maskman, Jiraya, Jiban, Kamen Rider Black, etc. Não acabou por aqui, a Globo e a Band também investiram nisso, trazendo outras séries japonesas, gerando uma overdose de seriados do tipo na TV Brasileira nos anos 80 e 90.

Por conta da saturação e excesso de atrações, o gênero Tokusatsu acabou se perdendo, mas em 2007 pela Rede Brasil, esta atração e outros animes voltam em diversos horários de sua programação.

Confiram aqui abaixo esta palestra que explica com mais detalhes todo o processo de licenciamento e o sucesso das séries aqui no Brasil.