video preview e podcast preview

Fonte das Almas #1
Nosso cast mais recente  ▼
 



sábado, 12 de julho de 2014

Aly James e seus VSTs de causar arrepios em qualquer produtor musical retrogamer.


É, galera... Navegando pela internet eu encontrei (há muito tempo atrás, mas só estou compartilhando agora) um VST, aliás, DOIS VSTs incríveis! Pra quem não sabe o que é VST, eles são instrumentos virtuais usados para produção musical em computadores. Em outras palavras, vulgarmente falando, seriam programas (plugins) sonoros que simulam o som de instrumentos reais. 

O nome VST vem de Virtual Studio Technology (Tecnologia de Estúdio Virtual). Os VSTs podem ser dos mais diversos. Violinos, baixos, guitarras, teclados, baterias, cellos, tudo! Vejam abaixo um exemplo de Méditation (Thaïs) - Jules Massenet executada por um teclado controlador, utilizando um VST de violino de qualidade.


Viu que perfeição? Mas esse post na verdade não é pra falar sobre VSTs de instrumentos reais, mas sim de uma versão de alguns dos mais famosos sintetizadores do mundo. Você que é gamer, vai conhecer esses sons sem ao menos pestanejar. Estamos falando, nada mais nada menos do que dos timbres do Master System e do Mega Drive, ambos inseridos em instrumentos virtuais pra nenhum produtor musical retrogamer botar defeito.

O primeiro som que mostrarei no vídeo à seguir, se trata de uma demonstração utilizando timbres de Master System. Uma demonstração, comparando o som do hardware original com o do VST. Tem também uma música 100% original feita no plugin, para que você tenha alguma noção das maravilhas com gostinho retrô que pode produzir. Confira que finesse!



Mas não acaba por aí não... Ainda falta o Mega Drive. Dessa vez, nem vou colocar em vídeo, para que você, retrogamer, possa apenas escutar a música e se imaginar jogando, podendo remontar o feeling que teria se isso fosse ingame. Agora é hora de uma versão do tema Spring Yard Zone do Sonic The Hedgehog, extendido com linhas adicionais originais. O trabalho ficou tão incrível, que nos remete a uma possibilidade de como seria se as músicas dos Acts fossem arranjos diferentes, como acontece no Sonic 3 e no Sonic & Knuckles. Essa versão de Spring Yard também foi toda feita em um dos plugins.


E aí? Babou também? Pois é, eu sim. Estou na secura por esse plugin! Como todos sabem, sou produtor musical e trabalho com tudo isso. Quando me defronto com algo dessa magnitude, não tem como não ficar ao menos um pouco ansioso. Bem que o Aly poderia me dar uma cópia de presente pela propaganda, viu... hahaha Mas sem problemas, vale a propaganda, porque o trabalho do cara é simplesmente excelente.

Os plugins, Super PSG e FMDrive 2612 (Master System e Mega Drive, respectivamente) estão disponíveis para compra no site oficial de Aly James, no valor de doações com quantia mínima de 10 Euros. Pra quem estiver interessado, eis o link do site oficial do Aly: http://www.alyjameslab.com/ E não pára por aí não... No site você encontra também outros instrumentos interessantes com diversos recursos incríveis. Vale à pena clicar e conferir.

Então é isso, galera. Acredito que todos os produtores musicais retrogamers que passarem por aqui e lerem essa postagem, sentirão o mesmo que eu senti quando soube da informação há meses atrás. hahaha Se você pode investir nesse plugin, faça-o! Vale à pena. E não se esqueçam: Se quiserem presentear o GuitarDreamer, é só falar. Estarei sempre aqui, viu? :D kkkkk Até o próximo post, pessoal!