video preview e podcast preview

Fonte das Almas #1
Nosso cast mais recente  ▼
 



quarta-feira, 28 de maio de 2014

[Retrospectiva] Os samples no SNES

Postado originalmente em 22 de maio de 2011 no DreamSpace

E aí pessoal? De boa? Hoje vamos falar um pouco sobre samples no VG.
Na geração 16bits conseguimos perceber quanta diferença fez poder ouvir músicas em chips de 8 canais. A princípio curtíamos a música de todos os games que jogávamos, principalmente pelos potentes e contagiantes baixo e bateria do som do Mega Drive.

Porém comparando constatamos que a qualidade do som do SNES é superior à do Mega Drive, e apesar de não saber nada sobre a parte técnica quanto a isso, ainda assim creio que parte disso se deve à biblioteca de samples que cada jogo de SNES precisa ter para reproduzir suas músicas. Cada jogo possui os samples dos próprios instrumentos, o que significa:


Samples bons, som bom. Samples ruins, som ruim. Ou seja, era tudo bem relativo. O SNES nem sempre prevalecia, pois tinham muitos jogos com instrumentos horríveis. E também mesmo porque desde aquela época já existiam pessoas que curtiam mais o som do Mega Drive em si. Darei um exemplo de como as coisas eram relativas. Exemplo 1: Fatal Fury 2. O som do Mega Drive arregaçou com os samples que foram usados pra versão do SNES.


Fatal Fury - Player select

Versão do Super Nintendo


Versão do Mega Drive



Cá entre nós... A bateria do Mega Drive é foda ou não é? O YM2612 apesar de mais simples que o SPC700, não deixa a desejar. Exemplo 2: Power Athlete (Deadly Moves). Dessa vez quem arregaça é o SNES, com samples razoáveis, mas que fizeram boa diferença.


Power Athlete - China (Gaoluon)

Versão do Mega Drive


Versão do Super Nintendo



Porém o som de cada chip tem o seu lugar! Eu assim como vários de vocês que estão lendo curto muito alguns timbres de bateria e baixo que o YM2612 nos proporcionou. Mas voltando a falar dos samples, essa característica fez muita diferença e nos possibilitou inúmeras vantagens na qualidade das músicas.

Vários compositores usaram e abusaram da capacidade do SNES. Dave Wise (Donkey Kong Country) é um dos poucos compositores que em matéria de som realmente usaram a capacidade do Super Nintendo explorando bem a sua eficácia. Ouça um exemplo:


Donkey Kong Country 2 - Funky Flights


Na minha opinião, os dois maiores exemplos de timbres perfeitos alcançados no Super Nes são toda a série Donkey Kong Country e o Killer Instinct, ambos da Rareware, porém também existem muitos outros games com músicas de timbres legais como o Dracula X, por exemplo.

Você dificilmente encontrará uma guitarra que seja mais realista que a do Killer Instinct...


...e instrumentos e samples de qualidade como no Donkey Kong Country 2, por exemplo.



O game Earthworm Jim 2 tem uma guitarra realista na música do continue, porém não pode ser levado em consideração, pois essa guitarra foi feita atravéz de uma gravação de um sample grande e não de samples curtos de apenas uma nota palhetada. Nessa música a guitarra não foi montada artificialmente, era a gravação de um loop completo da guitarra sendo tocada.


Earthworm Jim 2 - Continue (versão de SNES)


Samples grandes podem até ajudar no realismo, como no caso dessa música de continue, porém ocupam muito mais espaço. Não sei se foi por esse motivo, mas infelizmente eles não aproveitaram essa idéia mais de uma vez, e o cartucho acabou ficando sem os solos da música da fase Lorenzen's Soil, tanto da intro quanto o segundo solo, que possuem bastante feeling.

Lorenzen's Soil (Intro, versão de SNES)


Lorenzen's Soil (Intro, versão de Saturn)


É isso aí galera, até a próxima!