video preview e podcast preview

Fonte das Almas #1
Nosso cast mais recente  ▼
 



quarta-feira, 28 de maio de 2014

[Retrospectiva] GuitarDreamer - Como tudo começou... + MIDIs e primeiros trabalhos

(Originalmente postado 21 de maio de 2011 no DreamSpace)


Fala galera!

Algumas pessoas às vezes me perguntam como tudo começou, daí achei que seria interessante compartilhar com a galera como foram meus primeiros passos em relação a VGM. Então brevemente falarei um pouco sobre a minha tragetória. 

Tudo começou aos 6 anos de idade, quando eu fui de fato apresentado ao mundo dos games, anteriormente tudo o que eu conhecia era o Telejogo (meu pai tem um Teleojgo II) e o Atari. Ambos eu jogava de vez em quando na casa de primos, mas sempre desencanado, sabendo que eu não podia ter um. Foi então que a TecToy trouxe o Master System pro Brasil, daí foi só alegria. Eu estava louco pra ter um Master System só pra jogar o Alex Kidd, nessa época meu pai foi tão importunado (que pena.. rsrs) que acabou comprando um e fazendo a alegria de uma criança.


Desde então eu comecei a jogar praticamente sem parar, e como eu sempre fui observador de música, ficava com as músicas dos jogos na cabeça. O tempo passou e eu comecei a me interessar por Rock/Heavy Metal... Eu não sabia tocar guitarra, mas sempre pensei como seria se eu tocasse as
músicas dos games na guitarra. Até então eram meados de 98... 99... quando eu pensei nisso, mas nunca tive como fazê-lo, pois eu não tinha um emprego legal e nem uma guitarra eu tinha. Eu só tinha um violão antigo, mas foi então que em 2005 eu finalmente pude adquirir uma guitarra. Uma guitarra simples, mas que me ajudou em bastante coisa. Com ela, finalmente pude começar a fazer alguns testes e gravações.

Começei usando o GoldWave e minha pedaleira no Guitar Rig fazendo pequenas coisisnhas, gravações de áudio e etc. Depois fui variando os programas até que finalmente comprei uma WebCam e comecei a mexer com vídeo também. Resumindo: O tempo passou e eu continuei aprendendo coisas novas em cada programa, substituindo equipamentos e trocando de programas até chegar no que é hoje. Posso dizer que VGM é uma paixão, curto bastante diversas coisas retrô que fizeram parte da minha infância, e VGM é uma delas. Misturando com Rock, Heavy, Música Eletrônica ou o que seja, homenagens a VGM são uma boa opção de entretenimento.

Minha primeira gravação relacionada a VGM no computador foi feito na época com o Guitar Rig 2. Eu ainda não sabia mexer nem no próprio Guitar Rig e naturalmente eu tocava um pouco menos, ou seja, não tinha a experiência que tenho hoje (apesar de reconhecer que minha evolução não é das melhores rsrs). Confira abaixo três exemplos de trabalhos antigos.

GuitarDreamer - Adon's Theme (um dos meus primeiros trabalhos de gravação)


Tema de Adon, pesronagem do Street Fighter Zero 2. A Capcom como sempre, não deixa a desejar e cria uma trilha daquelas. Foi quase impossível essa música passar despercebida.


GuitarDreamer - Battlemania 2, primeira fase (um dos meus primeiros trabalhos de gravação)


Música da primeira fase de um jogo de Mega Drive, o Battlemania 2, também chamado de Troubleshooter, é um jogo de Shooter onde você controla duas garotas pelos ares da cidade hehe, sua trilha sonora é muito bem composta e merece a devida atenção. Esse é apenas um dos diversos rocks que tem nela. Confira o SoundTest do jogo, se você não tiver problemas quanto ao timbre da guitarra do Mega Drive, talvez consiga imaginar como essas músicas ficariam com instrumentos reais, vale a pena.

GuitarDreamer - Klonoa, Untamed Heart (um dos meus primeiros trabalhos de gravação)



Uma das últimas fases do game Klonoa - Door To Phantomile de Playstation One. Tocada na Vision 6-1, é uma linda música que me trouxe muita curiosidade em substituir o instrumento principal pela guitarra, já que o próprio game tem duas versões da música. Com e sem melodia principal. Então aproveitei a versão sem melodia e usei como backtrack pra minha guitarra.

Perceba que haviam muitos ruídos e o som das notas longas morria, isso acontecia devido aos filtros que eu tinha que colocar. Eu usava a guitarra ligada direto na entrada de linha, porém a placa era onboard e apresentava muito ruído. Já na atualidade, a limpeza do som se deve a uma interface USB. Antes de aprender a tocar guitarra, houve uma época em que eu apenas compunha MIDIs de VGM. Me divertia trazendo algumas VGMs pros PCs, pois era muito legal ouví-las com timbres diferentes de instrumento, principalmente quando usávamos (na época) as famosas SoundFonts, que foram o início das milhares de surpresas que trouxeram mais alegria aos compositores de MIDI que não tinham boas placas de som.

Algumas das minhas composições foram enviadas pro site da vgmusic.com. Está curioso? Hehe, farei menção das músicas que coloquei no site, daí é só conferir, se o autor for Bruno Castro, sou eu. Nessa época eu não usava o nick GuitarDreamer, pois ainda nem tinha aprendido a tocar guitarra hahaha, então estou registrado no site como Bruno Castro. Mas mesmo assim.. Até que essas músicas me deram um certo trabalhinho viu... Deixo o link pra um arquivo zip contendo todas elas.

ZIP com todas as MIDIs: GuitarDreamer - Todas as MIDIs

Hoje em dia trabalho em maioria com instrumentos VST ao invés de SoundFonts. A evolução dos trabalhos vai cobrando equipamentos novos e a cada dia procuro lapidar melhor tudo isso. Mais detalhes sobre minha tragetória você encontrará numa entrevista feita a mim pelo site Passagem Secreta.

Valeu galera, um forte abraço e até a próxima postagem! ;)