As VGMs tem as mais variadas composições e estilos. Alguma vez você já ouviu alguma composição macabra? Se lembra de alguma? Então vou refrescar sua memória. É incrível como um músico não precisa de uma única palavra pra expressar o que quer. Farei uma análise abstrata de algumas delas.
- 8 bits -
Spell Caster - Underwater
Música macabra que demonstra um certo clima de mistério. É como se tivesse algo logo adiante, como se vários tivessem passado por ali antes e fracassado. Daí essa calmaria que nos leva a pensar em lugares abandonados, assombrados.
R-Type - Stage 2
Sua composição caiu como uma luva no cenário em que é usada. Ela traz o sentimento de que você está em um lugar totalmente perigoso, desconhecido e recheado de surpresas. Traz consigo um certo teor de perturbação, como se o perigo que rondasse fosse algo sórdido, intolerável.
- 16 bits adiante -
Sonic The Hedgehog - Boss
Começando com a mais leve. Na verdade ela não chega a ser muito dark. O que essa música traz são atmosferas de suspense, melancolia e de perigo ("responsabilidade"). É como se você tivesse que a qualquer custo atingir uma meta e sua vida estivesse por um fio, resultado abstrato que provém da parte melancólica do clima. Uma música curta e repetitiva, porém que entrega o recado direitinho.
Doom - Demons From Adrian's Pen
Praticamente todas as músicas do Doom são sombrias, mas escolho essa em especial, que, na minha opinião oferece destaque das demais. Destaque nessa música para a versão de SNES, que em seu timbre ficou mais sinistra que a versão do PC.
Totalmente alucinógena e dark, uma música que faz viajar. Naqueles labirintos enormes a sensação é de realmente estar num inferno sem nenhuma saída. Apesar dessa música ter um certo ritmo, ainda assim é um som mórbido e sombrio. Imperdível.
Dracula X - Road to The Enemy
Essa é aquela em que você ouve e pensa: "Fuuuuuuuuuuu". Não tem como jogar esse jogo pela primeira vez, ver que o cenário está todo calmo, ouvir essa música e ter segurança de que vai dar tudo certo. Mesmo porque tudo o que você tem é um frangiunho pra comer [risos]
Nosferatu - Stage 2
Música sombria. É uma música repetitiva, mas possui uma atmosfera de pressão, passa a idéia de um local completamente assombrado, algo que vai além dos inimigos que vemos no game.
Nosferatu - Stages (part 2) - começa aos 3:50
Essa já expressa ação e perigo. Você visualiza uma certa urgência em passar pelo local, como se ele fosse ruir ou sua permanência oferecesse certos riscos.
Resident Evil 2 - Maximize Your Survival Instinct (4th Survivor)
Resident Evil - Save Theme
É uma música repetitiva, melancólica e sombria, chega a ser quase um som ambiente. Possui uma atmosfera bem fantasmagórica. Existem várias outras obras interessantíssimas desses gênios da VGMusic, eles merecem respeito heheh. :) Até um próximo post galera!
(Postado originalmente dia 25 de maio de 2011 no DreamSpace)